ALÔ, ALÔ, CHAMANDO, por Eduardo Haak

NON DUCOR DUCO Fui ao Sebo do Messias (“deixai vir a mim os bibliófilos”) semana passada comprar O informe de Brodie, único livro de contos de Jorge Luis Borges que ainda não havia lido. Depois fui dar uma volta pelo Centro. Desci a Rua Direita, entrei no Viaduto do Chá, atravessei a Barão de Itapetininga, virei na Ipiranga e depois na São Luís. O Centro está melhor, depois da devastação provocada por covid, lockdowns, etc. Segui até o Conjunto Zarvos, onde Walter Hugo Khouri rodou uma cena de Noite vazia. Descobri que o lugar está tombado desde 1992. 

PALÁCIO DOS CEDROS A casa fica no Ipiranga e pertenceu à família Jafet (sim, da avenida dos motéis). Hoje é um buffet, festas de casamento,  debutante, etc. O Eudes (“os colega da firrrma”) e a Rose quando casarem vão fazer a festa lá. Dizem que o lugar “parece de conto de fadas” (Rose) e é interessante do ponto de vista “histórico” (Eudes). Sim, de fato, histórico. O famigerado “filme da Xuxa”, Amor estranho amor, Walter Hugo Khouri, 1982, foi rodado no Palácio dos Cedros.

CNN Acompanhando noticiários na CNN Brasil, a guerra, etc. Quase todos entrevistados com um português capenga. “Houveram”, verbo impessoal que fica, portanto, no singular, é cometido por quase todos. Para além de erros gramaticais, as frases ditas são mal ajambradas, o vocabulário é impróprio, muitas apropriações do inglês que não funcionam em português, etc. Fica óbvio que essa gente nunca leu um livro que preste na vida. Se é que leram algum livro. (Tive uma, hum, namorada que lia meia página de Norah Robberts por semana. E o pior é que ela nem era propriamente bonita, pra compensar.) 

BRASIL 247 Ouvir o Pepe Escobar me dá a mesma sensação que tenho ao ler uma prodigiosa e ultrafarsesca página de Thomas Pynchon. Eu digiro bem a coisa e até que curto. Mas gente com a cabeça fraca, sugestionável, não devia chegar perto do elemento. 

CRENTE DO RABO QUENTE Fulana vem fazendo vídeos de “conteúdo adulto” e seu filho, de dezenove anos, é quem filma. Imagina a sequência de crônicas extraordinárias que o Nelson Rodrigues escreveria a respeito. 

MARIO FOFOCA Vejo no Dailymotion um episódio do seriado Mario Fofoca, que a Globo produziu em 1983 e que foi um fracasso, ao contrário da novela de onde saiu o personagem, Elas por elas, exibida no ano anterior. A ruindade do episódio, chamado Vista chinesa, talvez explique o fracasso.

IBRAHIM SUED TROCA MÃE POR FAIXA DE GAZE As coisas não andam moleza nos arredores da Rua 25 de março, ô meus. É bombardeio todo dia. Segundo apurei, eu, Adoniram Baboseira, o repórter, os caras querem pegar o Ibrahim Sued, que se escondeu num túnel por ali depois de ter vendido a própria mãe no site OLX. Oras, nenhum problema em vender a própria mãe na OLX, mas Sued vendeu e não entregou. O Procon e o Conselho de Segurança da Yoko Ono farão uma reunião de emergência no próximo sábado para discutir o caso extraconjugal. Vai um chopps e dois quibe cru aí?

NOW AND THEN A eterna expectativa com a volta dos Beatles tem algo da eterna expectativa dos cristãos com a volta de Jesus, não é mesmo? Pois bem. Enquanto os Beatles não voltarem (e reinarem por mil anos, etc.), os fãs-fiéis terão de se dar por satisfeitos com os simulacros. (“Raspas e restos me interessam”, como disse o Agenor.) Now and then é um esboço de canção, apenas mediana, escrita e gravada em demo por Lennon em 1979. O resultado da junção da voz de John, isolada e melhorada com IA, a guitarra de George, gravada em 1995,  Paul e Ringo em 2023, não é propriamente empolgante.
 

06/11/2023