ALÔ, ALÔ, CHAMANDO, por Eduardo Haak

O SER E O TEMPO Se eu tivesse meios próprios e bastantes creio que me isolaria num apartamento antigo nos Jardins. Jogaria o celular fora e ligaria na tomada um telefone de discar da Siemens. Compraria uns equipamentos de som da Quasar, um Chevrolet Diplomata 1981, uma TV de tubo e um aparelho de videocassete. Poria pra passar o tempo todo gravações do Goulart de Andrade na Globo (Comando da madrugada, com aquela vinheta que tocava Sweet Lucy, do Raul de Souza). Consumiria as noites escrevendo cartas para mulheres nascidas entre 1963 e 1967. Receberia algumas dessas mulheres, ouviria suas lamúrias, diria que elas continuam lindas, ainda que não fosse (e provavelmente não seria) o caso.

O SER E O PORRA NENHUMA O ser, em sua indeterminação, se equivale ao nada. Só no tempo o ser se manifesta, ou seja, determina-se. (Hegel, né?) O irresolvido paradoxo de Aristóteles: as coisas existem como individualidades singulares e conhecemos apenas generalidades. A raiz da separação entre ontologia (o ser) e a epistemologia (o conhecer). Etc., etc.

DIREITA FESTIVA Descubro com considerável atraso que Ruy Goiaba (Rogério Ortega) está escrevendo em Crusoé. Ruy era a estrela do Wunderblogs.com, que era um coletivo de então (2004) jovens blogueiros "de direita". Na época o achava muito divertido e engraçado. Lê-lo agora me deu uma sensação de anacronismo, como se estivesse baixando algum mp3 no Limewire.

JACKASS FOREVER Vejo com algum atraso Jackass Forever, USA, 2022. O humorismo stunt do grupo também envelheceu. Muita exibição peniana e muita brincadeira com esperma, duas coisas que definitivamente não fazem meu gênero. O único dentre eles que continua engraçado é o Steve-O. A cena dele vomitando, pegando do vômito o dente postiço que caiu e colocando o dente no lugar é hilária porque claramente foi espontânea. 

EVH FRANKENSTRAT Deve ser porque estou ficando idoso (e um idoso chato), mas cada vez mais acho que as guitarras parecem brinquedos (T. W. Adorno disse quase exatamente isso num de seus ensaios, um dos poucos grandes acertos daquele careca comunista de merda). A foto de uma garotinha de uns nove anos dedilhando uma EVH Frankenstrat (a guitarra criada pelo Eddie Van Halen), que vejo no Instagram, parece confirmar essa minha suspeita.

PIADA VELHA Em 1984, Faustão anunciava no Perdidos na noite o lançamento do Condomínio Residencial Roberta Close, com a entrada principal pelos fundos. (Há-há, é a cara do Faustão essa piada.)

EINSTEIN ON THE BEACH Francamente, não tenho o menor saco pra papo de buracos negros, teoria da relatividade, velocidade da luz, etc. A escala em que tudo isso existe é inimaginável (ou precariamente imaginável) e tudo que é inimaginável é inconcebível. Esse assunto de física quântica e quejandos sempre redunda numa caricatura de inteligência que deveria impressionar pessoas de no máximo doze anos de idade. 

NÍGER Olha só, olha só, o Níger sendo palco de uma disputa geopolítica entre Eurásia e Ocidente. Sempre tive um certo fascínio por esse país, por sua miséria avassaladora, primitivismo, isolamento, etc.

ROARING TWENTIES Muitos amigos com covid em setembro de 2023. Essa nossa década de vinte periga vir a ser conhecida no futuro como os Roaring (rugido) Twenties por causa das tosses, corizas, expectorações, etc.

CAPAS DE PLAYBOY QUE NÃO EXISTIRAM, MAS QUE MERECIAM TER EXISTIDO Lilia Schwarcz, em setembro de 2023. A historiadora e antropóloga Lilia, bonita e enxutaça aos sessenta e cinco anos, poderia ser a capa da Playboy do próximo mês. Nas fotos ela apareceria fantasiada de Minnie Mouse, já que ter cara de ratinha é um de seus charmes. 

GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DA LITERATURA Herculano respondendo ao pedido da prostituta Geni para que ele parasse de humilhá-la: "Nada te humilha. Você não passa de um mictório. Público". (Toda nudez será castigada, Nelson Rodrigues, 1965.)

 

(28/08/2023)