ALÔ, ALÔ, CHAMANDO, por Eduardo Haak

HABEMUS ERVAM! CONCLAVE DE MACONHEIROS LEGALIZA INCENSO PARA FINS RECREATIVOS (Reuters/Roma, quem tem boca vai a) Papa Francisco morreu, um novo papa será eleito, etc. Já vi essa história se repetir algumas vezes nos meus Studio 54 anos de vida – Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II, Bento XVI e Francisco. (Papa é aquela criatura sempre a caminho da senectude, que veste umas roupas ridículas, parecidas com uns vestidões, e que vive proferindo frases sábias, ou seja, um monte de banalidades que poderiam perfeitamente ser ditas num chá com bolo por um bando de tias velhas, é necessária a fraternidade ente os homens, a guerra é uma coisa ruim, os ricos devem ajudar os pobres, etc.)

Acho engraçada essa preocupação de que o novo papa venha a ser conservador ou coisa que o valha. Cara, se você não é católico, se você não tem fé de que Jesus ressuscitou no terceiro dia, etc., que diferença faz se o papa condena o aborto, o casamento gay, a camisinha, etc.? Vá procurar sua turma, ô meu. (Aliás, se a ressurreição não aconteceu, se Jesus não é o logos divino, etc., essa história toda de religião é uma palhaçada e o Vaticano deveria ser transformado em resort, cassino, etc.)

(Claro, todo filho da puta quer aparecer na foto com o sujeito que é uma espécie de influenciador digital de um bilhão de seguidores. Pouco importa que o sujeito use aquele vestidão branco e que só diga banalidades, coisas do tipo que aquela sua tia meio burralda diz, a guerra é uma coisa ruim, etc. E os mais filhos das putas entre os filhos das putas não se contentam em aparecer na foto – clamam por uma igreja feita à imagem e semelhança de suas deformidades, etc.)

AS DEUSAS, DE WALTER HUGO KHOURI Revejo, de olhos fechados, As deusas, Walter Hugo Khouri, 1972. Sim, revejo de olhos fechados, só ouvindo o filme. Um homem, uma mulher, uma casa à beira de um lago, outra mulher, a natureza e suas supostas forças anímicas, o conceito junguiano de anima. Frases cercadas por longos silêncios, pessoas cercadas por espaços amplos. Aproximações, afastamentos. Quando começo a me sentir afundado demais em 2025 vejo (ouço) algum filme do Khouri e parece que passei por uma ressurreição.

CANCELAMENTOS Lobão vem publicando uns vídeos breves comentando escritores cancelados de sua preferência. Até agora, publicou Georges Gurdjieff, Monteiro Lobato e Louis-Ferdinand Céline. Tenho curtido as publicações. Marcelo Mirisola fez há alguns anos coisa semelhante em um artigo muito bom para a revista Bula. (A propósito, o livro novo do Mirisola, Espeto corrido, já morreu? Não vi uma resenha, uma crítica, uma entrevista com o autor.)

DANE-SE A PLAYBOY E SUAS CAPAS Três mulheres sensacionais que exibem suas interessâncias no Instagram (talvez em outras plataformas, não sei). Deborah Spanó, uma italiana linda e com jeito de boa atriz, de boa comediante. Madalina Ioana, que é romena, se entendi bem. Ruby Reid, americana do Texas. Não posso dizer qual das três me agrada mais, se eu pudesse levaria as três pra minha casa, casaria com as três, etc. Como dizia Nelson Rodrigues, a simples presença da mulher bonita já é uma epifania.

24/04/2025