ALÔ, ALÔ, CHAMANDO, por Eduardo Haak

WALTER CASAGRANDE & SENZALA Onda nova, 1983, direção de Ícaro Martins e José Antônio Garcia, estreia em salas de exibição em cópia restaurada, com um apelo de filme proibido pela ditadura, etc. Onda nova deve ter sido exibido umas quinhentas vezes no Canal Brasil desde 1998. O filme é uma porcaria divertidíssima. Numa das cenas Walter Casagrande Jr. é convocado a desvirginar uma fulana. Caberia um comentário jocoso ou irônico do Casão, puxa, que honra, etc., mas ele se limita a ficar com a maior cara de babaleu, humor involuntário, etc. Duvido que o público atual, especialmente as pessoas com menos de quarenta anos, vá entender a picardia, o nonsense e a esculhambação oitentista da dupla Garcia/Martins. 

PAPA FRANCISCO CUOCO FUMOU MACONHA NA SESSÃO ESPÍRITA DE YOKO CUOCO Dando uma olhada rápida em algumas entrevistas feitas pela Bruna Lombardi nos anos 1990. A mulher era obcecada pelo assunto drogas, ô gente boa. Se ela fosse entrevistar o papa, uma hora fatalmente ela iria perguntar, e as drogas, sua santidade? (V. Lúcia McCartney, Rubem Fonseca, é, lá-rá-ri, lá-rá-rá, mas foi pega com as tais das bolinhas.)

(Existe alguma coisa que preste relacionada a drogas? Relatos de experiências são sempre monótonos, ouvi a voz de Deus, etc. Papo de gente em reabilitação é insuportável. Papo de gente que toma ayahuasca, etc. É sempre mais do mesmo, é sempre a mediocridade humana e sua pretensão vulgar (e ridícula) de alguma transcendência por via química.)

HOMEOPATIA OBESINAS Por que todo indivíduo que emagrece, sei lá, quarenta quilos sempre aparece nas fotos pra mostrar a perda de peso rindo feito um bobalhão? Podem reparar. (Usem um pouco a criatividade, meu povo. Tirem fotos fazendo caretas, mostrando o dedo médio, etc.)

IGREJA PENTECOSTAL DEUS INHAMÔ Sensacional aquela música de crente que diz olhei pra minissaia e não pude encontrar, poder pra me salvar, mulher de saia curta lá no céu não vai entrar, etc. Está na tracking list do meu Spotfy, Mundo de tristeza, Ereni Miranda. Outras faixas sensacionais da minha tracking list: Ela deu o rádio, do Genival Lacerda, Diário de um detento, dos Racionais MC’s, Se macumba funcionasse, de Ronnie Von Richthofen, Folha de bananeira, de Exu Cadeira & As Poltronas Amestradas.

TECHNOS Acho ultra Eudes (Eudes, “os colega da firrrma”) esse culto bocó à tecnologia dos tempos atuais. Vendo uma entrevista do Dejan Petkovic, ex-jogador do Flamengo, ele falando da vida na Iugoslávia nos anos 1970-80, penso que não hesitaria em trocar nossa vidinha de celulares, Whatsapp e o escambau por um lugarzinho em Belgrado naquela época. Em Belgrado eu teria comida abundante e barata, imóveis idem, muitos livros para ler e um monte de iugoslavas (sérvias, croatas, etc., em geral são lindas) para namorar. 

CAPAS DE PLAYBOY QUE NÃO EXISTIRAM, MAS QUE DEVERIAM TER EXISTIDO Márcia Cabrita, em fevereiro de 1997. Márcia era tão gostosa que até o Miguel Falabella, que não parece ser muito chegado no material, uma vez fez um comentário sobre os peitos dela numa cena de Sai de baixo: peitaria, hem? (Inesquecível o Falabella fazendo o Silveirinha em O sonho não acabou, Sérgio Rezende, 1982, na cena da torre de TV, dirigindo ao José Dumont a fala, ó só a muamba do cara, que quê é isso aí, ô paraíba?

05/04/2025